13.2.10
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
archive
-
▼
2010
(231)
-
▼
February
(30)
- No title
- No title
- Gouttes d'eau sur pierres brûlantes (2000), Franço...
- No title
- A time to love and a time to die (1958), Douglas Sirk
- No title
- Gentlemen prefer blondes (1953), Howard Hawks
- No title
- No title
- No title
- Fassbinder in Hollywood (2002), Robert Fischer
- No title
- No title
- No title
- No title
- The women (1939), George Cukor
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
-
▼
February
(30)
- rainer werner fassbinder (33)
- pedro almodóvar (23)
- max ophüls (22)
- douglas sirk (21)
- luchino visconti (13)
- ernst lubitsch (12)
- george cukor (11)
- frank borzage (10)
- ingmar bergman (10)
- peter delpeut (10)
- alfred hitchcock (9)
- josef von sternberg (9)
- carl theodor dreyer (7)
- fritz lang (7)
- mikio naruse (7)
- billy wilder (6)
- f. w. murnau (6)
- nicholas ray (6)
- tom ford (6)
- woody allen (6)
- Luca Guadagnino (5)
- baz luhrmann (5)
- henri-georges clouzot (5)
- king vidor (5)
- robert aldrich (5)
- victor sjöström (5)
- agnès varda (4)
- david lowell rich (4)
- françois ozon (4)
- howard hawks (4)
- jacques demy (4)
- jean-luc godard (4)
- joseph l. mankiewicz (4)
- joão pedro rodrigues (4)
- raffaello matarazzo (4)
- roberto gavaldón (4)
- wong kar-wai (4)
- akira kurosawa (3)
- alberto gout (3)
- andrei tarkovsky (3)
- christophe honoré (3)
- d.w. griffith (3)
- dario argento (3)
- david cronenberg (3)
- herbert brenon (3)
- jean negulesco (3)
- jerry zucker (3)
- joão césar monteiro (3)
- valerio zurlini (3)
- vincente minnelli (3)
- Lars von Trier (2)
- Vittorio de Sica (2)
- andrei konchalovsky (2)
- clarence brown (2)
- claude autant-lara (2)
- curtis bernhardt (2)
- daniel mann (2)
- david miller (2)
- febo mari (2)
- frank capra (2)
- frank perry (2)
- françois truffaut (2)
- grigori kozintsev (2)
- haim tabakman (2)
- irving rapper (2)
- jack clayton (2)
- jee-woon kim (2)
- john m. stahl (2)
- john waters (2)
- joseph losey (2)
- koji wakamatsu (2)
- leo mccarrey (2)
- louis malle (2)
- luis buñuel (2)
- manoel de oliveira (2)
- manuel guimarães (2)
- michael curtiz (2)
- michael powell e emeric pressburger (2)
- michelangelo antonioni (2)
- pier paolo pasolini (2)
- ranald macdougall (2)
- raoul walsh (2)
- richard quine (2)
- samuel fuller (2)
- sergei eisenstein (2)
- todd haynes (2)
- victor fleming (2)
- vincent sherman (2)
- william a. wellman (2)
- youssef chahine (2)
- Archie Mayo (1)
- Henry King (1)
- Jean Cocteau (1)
- Jean-Marie Straub e Danielle Huillet (1)
- Julia Leigh (1)
- Lev Kuleshov (1)
- Marc Webb (1)
- Mike Leigh (1)
- Nikita Mikhalkov (1)
- anatole litvak (1)
- angela schanelec (1)
- anton giulio bragaglia (1)
- arcady boytler (1)
- boris barnet (1)
- breno baptista (1)
- brillante mendoza (1)
- buster keaton (1)
- charles bryant (1)
- charles laughton (1)
- charles vidor (1)
- charles walters (1)
- charlie chaplin (1)
- claudio masenza (1)
- derek jarman (1)
- djibril diop mambéty (1)
- dziga vertov (1)
- edgardo cozarinsky (1)
- elia kazan (1)
- erich von stroheim (1)
- federico fellini (1)
- franco zeffirelli (1)
- fred m. wilcox (1)
- georg wilhelm pabst (1)
- george stevens (1)
- gregory la cava (1)
- gustaf molander (1)
- gustav machatý (1)
- gustavo serena (1)
- jack conway (1)
- jacques becker (1)
- jacques tourneur (1)
- james gray (1)
- jean delannoy (1)
- jean renoir (1)
- joon-ho bong (1)
- joseph h. lewis (1)
- joão rui guerra da mata (1)
- jíri trnka (1)
- kinji fukasaku (1)
- koreyoshi kurahara (1)
- lewis klahr (1)
- marcel l'herbier (1)
- mario caserini (1)
- martin scorcese (1)
- michael gordon (1)
- michael powell (1)
- mike nichols (1)
- neville de almeida (1)
- nino oxilla (1)
- patrice chéreau (1)
- paul schrader (1)
- peter fitzgerald (1)
- preston sturges (1)
- rené clément (1)
- robert wiene (1)
- robert z. leonard (1)
- roberto rossellini (1)
- rosa von praunheim (1)
- rouben mamoulian (1)
- sergio corbucci (1)
- sidney lumet (1)
- stephen frears (1)
- tay garnett (1)
- ted kotcheff (1)
- thorold dickinson (1)
- tod browning (1)
- werner herzog (1)
- william wyler (1)
- yevgeni bauer (1)
- yukio mishima (1)
Oh, que bela escolha...
ReplyDeleteNinguém liga muito a este filme, e se não fosse a revelação do Joaquinzinho, talvez nem falassem dele. Mas eu acho-o tão bonito (o filme...e, por acaso, o Joaquinzinho também).
E este marido, odeio este marido e a parva da amante com a mania que é boa! No entanto, e para compensar, adoro a Marisa Paredes e a que faz de mãe dela, que é tão engraçada. E o narigão da Rossi, que belo narigão.
Parabéns a você pela escolha e por estar nesta onda de "filmes sobre mulheres". Presumo ser esse o caso devido ao George Cukor ali em baixo.
Sempre um gosto, passar por aqui. :)
Que alegria, ver-te por aqui.
ReplyDeleteTambém me queixei, ontem, de que ninguém liga a este filme. Agora, como ando a estudar o melodrama (ando a preparar um trabalho sobre o Fassbinder, com ecos de Sirk), ando a debruçar-me sobre este género, e sob esse ponto de vista este é um grande filme do Almodóvar. E concordo contigo: a Marisa Paredes é uma delícia autêntica. No leque das ladies do Almodóvar, está para mim empatada com a Carmen Maura. Não consigo escolher uma delas. Ou talvez escolhesse a Carmen, mas só se me apontassem com uma arma à cabeça ou assim.
Ando mesmo numa de "filmes sobre mulheres" (há quem lhes chame "filmes para mulheres", também), e tenho-me divertido bastante. Quanto ao do Cukor, nem posso dizer que tenha gostado muito, mas ver a Joan Fontaine e a Joan Crawford (especialmente esta, claro) é sempre um prazer enorme. Joan Crawford é a diva. :P
Vais amar o próximo post. Vai já sair.
Amei o próximo post, pois amei! Já comentei e tudo, claro, eh eh.
ReplyDeleteEu, lamentavelmente, não vi o Cukor, mas sei que costuma ser referido como o tal "filme sobre mulheres", ou talvez "para".
Entre a Marisa e a Carmen, eu talvez escolhesse a Marisa. É que esta última é, como diriam os brasileiros, verdadeiramente "poderosa". A Carmen também é óptima, mas menos diva, não é? Além disso, a Marisa entra num outro filme que eu adoro, os Saltos Altos. Bem, este filme mata-me, mesmo. Aquela cena do Bosé... também já falámos sobre isso, não vale a pena estar a repetir. Mas olha, Bosé também é grande diva nesse filme, eh eh.
Quanto à designação de filmes "para", "de" ou "sobre" mulheres, eu acho um bocado injusta, porque limitativa. A matéria dos filmes pode ser mulheres, mas o filme, se for bom, é para toda a gente. Não costumo gostar muito destas designações porque às vezes são desculpas para os homens desvalorizarem as coisas (exemplo típico, os chamados "chick flicks", que normalmente são uma porcaria; odeio que estejam associados a raparigas, como se estas fossem mais dementes que os rapazes que vêem os US Marshalls e os Black Hawk Down e sei lá mais o quê).
Mas enfim. Saúdinha.
Hum, Carmen menos diva? Não sei. Amo ambas. Talvez a Carmen seja mais acessível, mais dada, daí ser menos diva. Penso que é aí que queres chegar, e assim sendo, estou contigo. A Marisa é um mistério total.
ReplyDeleteTambém não entendo o desprezo generalizado pelo Saltos altos. Como diz em estrangeiro: faz-me espécie. Eu achei uma delícia. Deliciosamente negro e luminoso, ao mesmo tempo, como todos os Almodóvares, no fundo.
Eu aprecio a designação de filmes para de e sobre mulheres, porque amo-os, e não sou mulher. Daí que me sinto muito subversivo, topas? Eh, eh. Mas, bom, só aqueles que são bem feitos e inteligentes. Para os tais chick flicks não há a mínima paciência. Mas, no fundo, para o Rambo também não.
Como em tudo, é preciso decoro e decência. O peso exacto.