9.2.10
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
archive
-
▼
2010
(231)
-
▼
February
(30)
- No title
- No title
- Gouttes d'eau sur pierres brûlantes (2000), Franço...
- No title
- A time to love and a time to die (1958), Douglas Sirk
- No title
- Gentlemen prefer blondes (1953), Howard Hawks
- No title
- No title
- No title
- Fassbinder in Hollywood (2002), Robert Fischer
- No title
- No title
- No title
- No title
- The women (1939), George Cukor
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
- No title
-
▼
February
(30)
- rainer werner fassbinder (33)
- pedro almodóvar (23)
- max ophüls (22)
- douglas sirk (21)
- luchino visconti (13)
- ernst lubitsch (12)
- george cukor (11)
- frank borzage (10)
- ingmar bergman (10)
- peter delpeut (10)
- alfred hitchcock (9)
- josef von sternberg (9)
- carl theodor dreyer (7)
- fritz lang (7)
- mikio naruse (7)
- billy wilder (6)
- f. w. murnau (6)
- nicholas ray (6)
- tom ford (6)
- woody allen (6)
- Luca Guadagnino (5)
- baz luhrmann (5)
- henri-georges clouzot (5)
- king vidor (5)
- robert aldrich (5)
- victor sjöström (5)
- agnès varda (4)
- david lowell rich (4)
- françois ozon (4)
- howard hawks (4)
- jacques demy (4)
- jean-luc godard (4)
- joseph l. mankiewicz (4)
- joão pedro rodrigues (4)
- raffaello matarazzo (4)
- roberto gavaldón (4)
- wong kar-wai (4)
- akira kurosawa (3)
- alberto gout (3)
- andrei tarkovsky (3)
- christophe honoré (3)
- d.w. griffith (3)
- dario argento (3)
- david cronenberg (3)
- herbert brenon (3)
- jean negulesco (3)
- jerry zucker (3)
- joão césar monteiro (3)
- valerio zurlini (3)
- vincente minnelli (3)
- Lars von Trier (2)
- Vittorio de Sica (2)
- andrei konchalovsky (2)
- clarence brown (2)
- claude autant-lara (2)
- curtis bernhardt (2)
- daniel mann (2)
- david miller (2)
- febo mari (2)
- frank capra (2)
- frank perry (2)
- françois truffaut (2)
- grigori kozintsev (2)
- haim tabakman (2)
- irving rapper (2)
- jack clayton (2)
- jee-woon kim (2)
- john m. stahl (2)
- john waters (2)
- joseph losey (2)
- koji wakamatsu (2)
- leo mccarrey (2)
- louis malle (2)
- luis buñuel (2)
- manoel de oliveira (2)
- manuel guimarães (2)
- michael curtiz (2)
- michael powell e emeric pressburger (2)
- michelangelo antonioni (2)
- pier paolo pasolini (2)
- ranald macdougall (2)
- raoul walsh (2)
- richard quine (2)
- samuel fuller (2)
- sergei eisenstein (2)
- todd haynes (2)
- victor fleming (2)
- vincent sherman (2)
- william a. wellman (2)
- youssef chahine (2)
- Archie Mayo (1)
- Henry King (1)
- Jean Cocteau (1)
- Jean-Marie Straub e Danielle Huillet (1)
- Julia Leigh (1)
- Lev Kuleshov (1)
- Marc Webb (1)
- Mike Leigh (1)
- Nikita Mikhalkov (1)
- anatole litvak (1)
- angela schanelec (1)
- anton giulio bragaglia (1)
- arcady boytler (1)
- boris barnet (1)
- breno baptista (1)
- brillante mendoza (1)
- buster keaton (1)
- charles bryant (1)
- charles laughton (1)
- charles vidor (1)
- charles walters (1)
- charlie chaplin (1)
- claudio masenza (1)
- derek jarman (1)
- djibril diop mambéty (1)
- dziga vertov (1)
- edgardo cozarinsky (1)
- elia kazan (1)
- erich von stroheim (1)
- federico fellini (1)
- franco zeffirelli (1)
- fred m. wilcox (1)
- georg wilhelm pabst (1)
- george stevens (1)
- gregory la cava (1)
- gustaf molander (1)
- gustav machatý (1)
- gustavo serena (1)
- jack conway (1)
- jacques becker (1)
- jacques tourneur (1)
- james gray (1)
- jean delannoy (1)
- jean renoir (1)
- joon-ho bong (1)
- joseph h. lewis (1)
- joão rui guerra da mata (1)
- jíri trnka (1)
- kinji fukasaku (1)
- koreyoshi kurahara (1)
- lewis klahr (1)
- marcel l'herbier (1)
- mario caserini (1)
- martin scorcese (1)
- michael gordon (1)
- michael powell (1)
- mike nichols (1)
- neville de almeida (1)
- nino oxilla (1)
- patrice chéreau (1)
- paul schrader (1)
- peter fitzgerald (1)
- preston sturges (1)
- rené clément (1)
- robert wiene (1)
- robert z. leonard (1)
- roberto rossellini (1)
- rosa von praunheim (1)
- rouben mamoulian (1)
- sergio corbucci (1)
- sidney lumet (1)
- stephen frears (1)
- tay garnett (1)
- ted kotcheff (1)
- thorold dickinson (1)
- tod browning (1)
- werner herzog (1)
- william wyler (1)
- yevgeni bauer (1)
- yukio mishima (1)
A dar excelente uso à tal caixa, pelo que vejo. É que, não sendo Douglas Sirk, este filme é como se fosse, não é?
ReplyDeleteTambém tenho de adquirir a tal caixa.
20 euros, 7 filmes deliciosos. É ou não é impressionante? Há um ou dois em que, segundo li, a transferência da imagem não respeita a forma original, mas mesmo assim acho que vale a pena. Já viste algo do Sirk? Acho que amarias, pelo que tenho vindo a ler no teu blogue ao longo dos tempos.
ReplyDeleteSim, de facto o Far from heaven é uma espécie de x-rated Sirk. Não que seja mesmo x-rated, mas porque mostra tudo o que o Sirk, na sua época, não podia mostrar, com a censura e devido à própria natureza comercial dos seus filmes (pretos humanizados, gays, coisas do género, tudo coisas demasiado horríveis para as pessoas lidarem na altura). Já viste? É óptimo, também.
Vi o Far from Heaven e gostei muito. A Moore vai muitíssimo bem. Do Sirk em si, pois é, não vi nada, ainda! Mas quero mesmo ver, porque também acho que ia gostar bastante. Lá está, tenho de arranjar a caixita.
ReplyDeleteEm relação à censura, acho muito engraçado descobrir as maningâncias que se faziam na altura para a iludir, e também as restrições que se impunham aos filmes. A mais curiosa, e talvez óbvia, que apanhei foi no Gigante - enquanto não têm filhos, a Liz e o Rock dormem numa grande cama de casal; depois de terem filhos, dormem em camas separadas. É o máximo.
E o Cat in a Hot Tin Roof e aquela fúria da Maggie contra o marido, obcecado pelo "amigo" defunto? Tanta coisa que não se diz, ali, tanta coisa contida... é uma das razões para se gostar do filme. Os actores tinham mesmo de trabalhar bem para transmitir o que não se podia dizer.
Eu também acho que a Moore vai óptima. É uma actriz que muito aprecio, por acaso. E sim, arranja a caixita; se não amares, eu reembolso-te o dinheiro. Eh eh.
ReplyDeleteAcho a questão da censura uma maravilha. Há um documentário (também há o livro, mas não li) chamado The celluloid closet, sobre as representações de gays e lésbicas no cinema mainstream norte-americano ao longo dos tempos, especialmente durante as décadas em que o hays code estava em vigor, e foi delicioso vê-lo. O Cat on a hot tin roof estava lá, naturalmente, tal como o Suddenly, last Summer (nunca se diz abertamente que o Sebastian era gay, era apenas um excêntrico. Eh, eh).
O Giant nunca vi, mas ainda há pouco estava a ler sobre ele, e tenho que o ver. Liz, Rock e Dean? É até um pouco nojento que nunca o tenha visto, devo dizê-lo.
Eh, eh, não diria nojento, mas que o filme vale a pena, vale. Até tem o Dennis Hopper novíssimo a fazer de filho da Liz. Tem toda a gente, este filme, mas é um pastelão interminável!
ReplyDeleteTenho de apanhar esse documentário. Parece, de facto, muito interessante.
Por falar nisto da censura, sempre chegaste a ver os extras da edição especial do Streetcar? Mostram várias cenas antes e pós censura (curiosamente, a banda sonora foi censuradíssima; tiveram de escrever um score mais "light" para a parte da varanda), enfim, se já viste ainda bem, se não, vê, que é muito giro.
Vi os extras, sim. Alteraram inclusivamente o final, ligeiramente.
ReplyDeleteÉ tão lindo, esse filme. Ai, ai. Tenho que revê-lo.